O metano é um gás inodoro e incolor. Ocorre na natureza a partir da decomposição, na ausência de ar, de material orgânico, tanto de origem animal quanto de origem vegetal. É um dos principais constituintes do chamado gás natural, encontrado em jazidas de petróleo ou em bolsões, mesmo em regiões não-petrolíferas. O metano também é encontrado em jazidas de carvão nos interstícios e nos pântanos.
Outra fonte de obtenção do metano são os aterros sanitários, nos quais lixo e terra são depositados em camadas sucessivas, propiciando a decomposição anaeróbia do material orgânico. A mistura gasosa, rica em CH4, assim obtida, é denominada gasolixo.
A mistura gasosa obtida nos biodigestores, conhecida como biogás, é constituída principalmente de metano e é produzida a partir da degradação bacteriana de restos de animais e vegetais.
Lixo orgânico, fezes (animais e humanas), outros dejetos de animais e vegetais |
Biomassa
↓ bactérias
CH4 e outros gases |
Biogás
O gasoduto Bolívia — Brasil tem 3 150 quilômetros de extensão (557 quilômetros na Bolívia e 2593 quilômetros no Brasil). Com capacidade de fornecimento de 200 mil barris por dia, o gasoduto passa por cinco estados brasileiros (Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) e 135 municípios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário